Clã Hacker Team Bios
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Montar um Sistema RAID

Ir para baixo

Como Montar um Sistema RAID Empty Como Montar um Sistema RAID

Mensagem  Luciano Sex Jun 12, 2009 8:47 pm

RAID significa Redundant Array of Independent Disks (Arranjo Redundante de Discos Independentes, em português) e com pelo menos dois discos rígidos você pode montar um arranjo RAID de modo a aumentar o desempenho de disco ou aumentar a confiabilidade dos dados armazenados. Neste tutorial ensinaremos como configurar um sistema RAID em seu micro.

Como mencionamos, existem duas idéias por trás do RAID: desempenho (também chamado RAID0) e confiabilidade (também chamado RAID1).

RAID0, também conhecido como divisão de dados, é configurado quando você quer aumentar o desempenho do seu disco. Ele funciona dividindo os arquivos que serão gravados em vários pedaços (chamados divisões ou stripes, em inglês; a Intel traduz stripes como “faixas”) e salvando cada pedaço em um disco diferente. Por exemplo, se você tem um arquivo de 200 KB e dois discos rígidos, este arquivo será dividido em dois pedaços de 100 KB e cada pedaço será salvo em um disco diferente.

Claro que esta é uma explicação muito simplista; na verdade cada divisão (ou pedaço) deve ser uma potência de dois e deve ser definida na hora em que você for configurar o sistema RAID. Se o seu sistema RAID usar divisões de 128 KB, um arquivo de 200 KB será dividido em dois pedaços de 128 KB (o resto de cada divisão, 28 KB, ficará vazio). Se o seu sistema fosse configurado para usar divisões de 32 KB, um arquivo de 200 KB seria dividido em oito pedaços de 32 KB e o sistema mandaria quatro pedaços para cada disco rígido.

Mas como isto aumenta o desempenho? No exemplo que demos acima, em vez de gravar um arquivo de 200 KB, cada disco rígido irá gravar um arquivo de 100 KB. O tempo gasto para gravar um arquivo de 100 KB é teoricamente metade do tempo necessário para gravar um arquivo de 200 KB. Basicamente, o que o RAID0 faz é colocar os discos rígidos para trabalharem em paralelo.

A capacidade de armazenamento total do disco em um sistema RAID0 é a soma das capacidades totais dos dois discos rígidos. Portanto, se você usar dois discos rígidos de 80 GB seu sistema RAID terá capacidade total de 160 GB. Você pode inclusive criar “partições” em seu sistema RAID, fazendo com que você tenha mais de um “disco” em seu micro.

Caso você queira montar um sistema de alto desempenho, considere a possibilidade de comprar dois discos rígidos com capacidades menores e configurá-los em um sistema RAID0, em vez de comprar um único disco rígido com alta capacidade de armazenamento.
Se você está pensando em ter dois discos rígidos apenas para separar dados (por exemplo, um disco rígido para armazenar o sistema operacional e programas e outro disco para armazenar dados), vá em frente e monte um sistema RAID, já que, como mencionamos anteriormente, você pode criar “partições” em seu sistema RAID (lembre-se, no entanto, que você não pode remover um dos discos e instalá-lo em outro computador para ler o seu conteúdo pois isto não funcionará).

O RAID1, por outro lado, não aumenta o desempenho de disco, mas serve para aumentar a confiabilidade dos dados armazenados no micro. Ele copia tudo o que é enviado para o primeiro disco no segundo disco rígido. Por esse motivo que também é conhecido como espelhamento. Pense no RAID1 como um sistema de backup baseado em hardware. Se o primeiro disco falhar, o segundo assume seu lugar imediatamente.

Como o segundo disco é um disco de backup, a capacidade total de disco em um sistema RAID1 é a capacidade do primeiro disco apenas. Dessa forma, se você tem dois discos de 80 GB configurados como RAID1, a capacidade total do sistema será de 80 GB.

Se você está preocupado com confiabilidade, o RAID1 é a escolha certa.

Existem outras configurações de RAID, mas nem todos os controladores RAID as suportam (todos os controladores suportam pelo menos o RAID0 e RAID1). Aqui está um pequeno resumo de outros sistemas RAID que o seu controlador RAID pode suportar.

* RAID 0+1: Sistema usando, ao mesmo tempo, divisão de dados (RAID0) e espelhamento (RAID1). Necessita de quatro discos rígidos. Se um dos discos falhar, o sistema vira um RAID 0 (divisão de dados).
* RAID10: Sistema usando, ao mesmo tempo, divisão de dados (RAID0) e espelhamento (RAID1). Necessita de quatro discos rígidos. Se um dos discos falhar, o sistema vira um RAID 1 (espelhamento).
* RAID5: Este é um sistema RAID0, só que gravando informações de paridade para aumentar a confiabilidade dos dados. Necessita de pelo menos três discos rígidos idênticos. Em um sistema com três discos a capacidade total será o tamanho de um dos discos multiplicado por dois (e não por três) – por exemplo, se três discos rígidos de 80 GB forem usados, a capacidade total do arranjo será de 160 GB, já que o resto do espaço em disco será usado para armazenar informações de paridade.
* JBOD: Significa “Just a Bunch of Disks” ou “Apenas um Grupo de Discos” e não é um sistema RAID, já que não aumenta o desempenho ou confiabilidade do sistema de disco. É usado para juntar dois discos rígidos com capacidades diferentes como se eles fossem um único disco. Por exemplo, você pode usar o JBOD para juntar um disco de 40 GB a um disco de 80 GB para aparecer no sistema como se fosse um único disco de 120 GB.

requisitos

Para ter um sistema RAID em seu computador você precisará de duas coisas: um controlador RAID e pelo menos dois discos rígidos idênticos. Se você quiser configurar um sistema diferente do RAID0 ou RAID1, mais discos poderão ser necessários, como explicamos na página anterior. Neste tutorial assumiremos que você irá montar um sistema RAID0 ou RAID1, ou seja, um sistema com dois discos rígidos.

Atualmente várias placas-mãe já vêm com um controlador de RAID on-board, facilitando em muito a instalação de um sistema RAID. Neste caso tudo o que você precisa é de dois discos rígidos (desde que sua placa-mãe ofereça este recurso, é claro).

Portanto a primeira coisa que você precisa fazer é verificar se sua placa-mãe tem ou não um controlador RAID embutido. Você pode verificar esta informação consultando o manual da sua placa-mãe. O chipset da placa-mãe – o chip ponte sul (também conhecido como ICH, I/O Controller Hub - Hub Controlador de E/S, em chipsets da Intel) para sermos mais exatos – é o responsável por controlar as portas dos discos rígidos de sua placa-mãe e ele precisa ter um controlador de RAID integrado. Os chipsets da Intel que têm RAID integrado possuem a letra “R”. Por exemplo, o chip ICH7 não tem RAID, enquanto que o ICH7R tem. A mesma coisa acontece com os chipsets de outros fabricantes. Por exemplo, o VIA VT8237R tem RAID integrado, enquanto que o VT8237 não tem.

Alguns fabricantes usam um nome pomposo para a função RAID, como “Intel Matrix Storage” ou “nVidia MediaShield Storage”. No final das contas é tudo a mesma coisa.

Muitas placas-mãe têm um chip extra responsável por controlar mais portas de discos rígidos. Esses chips são fabricados por empresas como SiliconImage, JMicron, Marvell, Promise e HighPoint, só para citarmos algumas. Normalmente esse chip extra tem um controlador de RAID integrado. Portanto, caso o chipset da sua placa-mãe não tenha função RAID mas sua placa-mãe tenha um chip extra que suporte este recurso, você precisará instalar seus discos rígidos nas portas controladas por este chip em vez de usar as portas controladas pelo chip ponte sul.

Na Figura 3 você pode ver o detalhe de uma placa-mãe Intel D975XBX2 que usaremos neste tutorial. Esta placa-mãe tem um total de oito portas SATA-300, quatro controladas pelo chipset (Intel 975XBX, usando a ponte sul ICH7R) e quatro controladas pelo chip Marvell 88SE6145. Ambos os chips têm um controlador de RAID integrado. Mesmo se o chipset usasse um chip ponte sul diferente (ICH7, por exemplo) ainda sim poderíamos usar o RAID, já que as quatro portas SATA-300 extras possuem este recurso.

By: Carros [ Rafael ]

______________________
Este usuario é comedor de bucetas!
Como Montar um Sistema RAID Mailthumb3Como Montar um Sistema RAID Chuck_Approves
Este é um usuario que pode te levar para o Lado Azul da Força, se você for gay ou indeciso leia até o fim, que o BOPE vai te deixar em paz .

Mas nem pense em vandalizar, senão você conhecerá o saco .
Luciano
Luciano

Mensagens : 36
Data de inscrição : 31/05/2009
Idade : 29
Localização : Mombaça

http://hackerteambios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos